26 de ago. de 2012

Descobrindo Catan e os jogos de tabuleiro modernos

No mês de setembro o Blog e o grupo Adoradores de Catan estará completando 2 anos e isso me fez voltar as origens então não poderia deixar de falar sobre The Settlers of Catan ou Os Descobridores de Catan versão Devir ou Os Colonizadores de Catan versão GROW.


Catan é um dos grandes clássicos dos tabuleiros modernos que me trouxe de volta aos jogos de mesa, eu passei um tempo afastado dos tabuleiros depois de passar da adolescência para a vida adulta, casado, pai sem manual de instrução como diz o Ricardo Stavale do Blog REDOMANET, acabei me afastando dos jogos que eu conhecia na época WAR, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, etc... 

Porém em setembro de 2010 tive a oportunidade de avistar a ilha de Catan na tampa da caixa de um jogo de tabuleiro "moderno" assim me disseram na Dice Hobby Store uma loja de jogos em Rio Grande-RS que já tinha alguns destes jogos modernos para alugar, peguei a caixa pra dar uma olhada e tinha em destaque 15 milhões de jogos vendidos e o prêmio de jogo do ano em 1995 (moderno?) pensei de novo.


Me convenci de que era um jogo diferente e resolvi levar pra casa pra ver o que eu achava, resultado li o manual e gostei muito do jogo e juntei as filhas adolescentes e o namorado da mais velha para nossa 1ª jogatina de Catan que durou um final de semana inteiro de várias partidas, no segundo dia a galera já tava cheia de táticas de jogo, o esquema do tabuleiro que muda a cada partida foi o que mais chamou atenção.

Depois disso fiquei muito ligado no jogo e já tratei de encomendar um na Dice e só devolvi o deles quando chegou o meu, afinal não poderia ficar sem jogar nesse meio tempo.

Quando fui retirar meu Catan lacrado já descobri o Carcassonne que também trouxe pra casa para um test drive, mais um que agradou em cheio foi o segundo jogo que comprei, então resolvi pesquisar sobre estes jogos na internet e me impressionei de vez com a quantidade de expansões que existiam para Catan e Carcassonne e a infinidade de outros titulos importados disponíveis no mercado.


Conheci a Ilha do Tabuleiro e uma baita galera que conhecia tudo sobre os tais jogos modernos que hoje tenho como amigos do hobby, em poucas semanas já estava acontecendo a criação do Blog Adoradores de Catan que hoje caminha para o seu segundo ano de vida.

Ao longo deste tempo muitos outros jogos entraram na coleção e nas nossas mesas, o mercado nacional entrou em crescimento com várias editoras e selos brasileiros tornando os jogos modernos mais acessíveis ao público.

O Catan hoje é jogado mais como um gateway pra iniciar novos jogadores ou nas seções remember do grupo, mas recomendo mesmo pra quem já joga os tais jogos modernos e ainda não experimentou.

Um abraço a todos.


Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

6 comentários:

  1. Vida longa ao Adoradores de Catan, a nostalgia e às jogas com os amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mario, que isso ta acordando as 06:00 hs só pra ler os posts do Blog é?
      Abração.

      Excluir
    2. Realmente quando se descobre esse universo de jogos, é um caminho sem volta, hehe. No meu caso, tudo começou em 2006 quando conheci o Bang, em seguida foi a vez do Puerto Rico e aí lascou de vez, quando me dei conta já estava viciado, hehe.

      abs

      Excluir
    3. É bom de mais mesmo Jesse, principalmente em função dos amigos de mesa e virtuais que formei, incluo vc nessa lista.

      Um grande abraço.

      Jefferson.

      Excluir
  2. Jefferson, bom dia.
    Valeu pela passada ao meu blog e por ter curtido a fanpage.
    Blogar não é nada fácil, já que você possui pouco ou nenhum estímulo para isso, no meu caso, os amigos que fiz nesse meio são meu maior estímulo.
    Não conheço Catan nem os demais jogos de tabuleiro daqui, mas gosto desse tipo de jogo, onde cada partida é diferente da anterior (deve ser por isso que gosto de Magic).
    Não sei se já conheces o Fantástico Cenário, onde eu, o Rafael Bandeira e outros amigos escrevemos nerdices aleatórias, o endereço é http://fantasticocenario.com.br/.
    Valeu e uma excelente semana pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jacques, visitei tbm o Fantástico Cenário tem muito conteudo legal lá, vou levar algumas semanas até ler todos os posts que eu gostei.

      Quanto ao Catan e outros jogos de tabuleiro, pretendo à partir de outubro/novembro data em que vou me livrar de uma conta pesadissima, passar a visitar a Monte Cristo e levar alguns desses jogos pra apresentar pra ti e pra galera que anda por lá, de momento estou trabalhando até aos domingos.

      Não sei se tens alguma sugestão de outro local onde vcs se encontrem.

      Abração.

      Excluir