26 de jun. de 2012

Adoradores de Catan cruzando fronteiras


Novo autor no Blog e novo grupo de jogadores em Palmas TO.


Sabe o Mario?  : ) 


Então meu grande  Mario Brother  brother Mario, dos torneios de Magic, GPs, viagens, da Dice de Rio Grande onde já fizemos um Board Game day e o cara que me apresentou meu primeiro Board Game moderno, mesmo quando ele não jogava, um Descobridores de Catan em português da Devir, está morando a alguns meses em Palmas TO e acaba de formar um grupo de jogo por lá, a primeira jogatina do novo grupo ocorreu neste domingo 24/06/2012 e vai ser relatada por ele aqui no blog.


Desde já fica o convite ao grupo de Palmas que sejam bem vindos, sintam-se a vontade e permaneçam por aqui o quanto quiserem, com os relatos de suas jogatinas, comentários e resenhas dos jogos do grupo.


Daqui pra frente a postagem fica por conta do Mario.




Ola Adoradores.


Meu nome é Mario, conhecido na net também como Astorm ou Storavich, tenho 29 anos e sou uma pá de coisas, profissionalmente falando. Desde muito cedo, sempre gostei desse mundo de games e nerdices, embora ultimamente ser nerd é estar na moda.

Comecei, como muitos, no mundo dos tabuleiros com os jogos clássicos como War, Banco Imobiliário e outros jogos da Grow/ Estrela. Porém, ainda lembro do dia em que meu irmão e eu fomos escolher um presente de Natal e convenci ele de que Hero Quest era uma boa idéia, mal sabíamos no que estávamos nos metendo, tanto ele quanto eu.

Do Hero Quest foi um pulo para os jogos de carta que apareciam no Brasil, como o dominante Magic e o famigerado Spellfire, o qual ainda sou apaixonado e colecionador. Naqueles idos distantes, apareceu uma lojinha de RPG na cidade, a saudosa Aurora, onde um amigo de infância, Mauro Lages, me colocou no vicio das cartas, ainda um jogo moleque e não tão profissional quanto hoje em dia.

Os anos se passaram, o Hero Quest não era mais AQUELE jogo, o RPG substituiu o Magic e o Spellfire, que logo caíram no esquecimento, pelo menos até 2006 quando, a exemplo das cartas TIME SHIFTED, eu voltei ao Magic. Não posso deixar de culpar o Mauro novamente, que após voltar a Rio Grande, retornou também ao jogo de cartas e me puxou de volta.

Mas por que voltar a todo esse histórico? Porque foi justamente esse retorno ao Magic que me permitiu conhecer uma pessoa que hoje em dia considero como um irmão. Lembro daquela noite fria, na garagem onde funcionava a locadora / loja de magic do Cesar, onde em um duelo, enfrentando o Chaveiro, que também acabava de voltar ao jogo,  houve uma confusão sobre uma jogada e ele perguntou se podia voltar, discutimos e acabei não deixando – Acho que daquele encontro ele deve ter ficado com uma péssima primeira impressão.
Porém o tempo conserta tudo, e assim sendo, a medida que íamos jogando outros campeonatos, íamos nos conhecendo melhor e acabamos ficando amigos, uma amizade que se consolidou em uma viagem para jogar o regional de Ijui, onde viajamos no infame Fadamóvel.

Daquele tempo para cá muita coisa rolou, a criação da Dice, uma loja de Hobbys onde fui sócio durante um bom tempo e que pode ser conhecida através do link dicehs.blogspot.com, e as viagens que fizemos juntos, agora como membros da mesma equipe, os Mirundas – vide o report do GP Santiago em 2011 para ter uma idéia.

Acabamos percebendo que éramos medianos no Magic, que gostávamos da função, das viagens, mas não profissionalmente como almejam muitos jogadores. Cada um de nós reagiu de uma forma diferente, eu profissionalizei o Hobby através da organização dos torneios e da loja, o Chaveiro acabou conhecendo um passatempo MUITO mais legal, os jogos de tabuleiro modernos, através de um Catan que havia lá na Dice.

Depois disso, cada vez mais ele se aprofundou nesse hobby, deixando o Magic de lado, de vez em quando aparecia com um jogo novo. Sob sua influência acabamos também adotando essa mania e chegamos a realizar algumas maratonas de jogo, como a Noite dos Zumbis do Samba, durante um feriadão de carnaval.

Resumindo a ópera, nossa amizade que começou por causa de um jogo de cartas acabou se fortalecendo, permitindo conhecer essas pessoas sensacionais que são o Chaveiro e toda a família dele, bem como me apresentaram para um Hobby novo, os tabuleiros modernos.

Atualmente resido no Tocantins, mas como um bom Adorador de Catan, comecei minha pequena biblioteca de jogos e espero poder compartilhar as experiências de mesa com vocês.

Cya

Mario
- o segundo melhor colaborador do Blog da Dice, na preferência do shooter


Primeira Rodada

Ola Adoradores.

Realizamos um encontro de jogos em Palmas no Tocantins. Amigos novos, pessoas novas, um Hobby novo, então, nada melhor que um jogo novo para começarmos.
Para começar com grande estilo, jogamos Góblins, um card game lançado pelo Coisinha Verde, que recebi de presente do meu grande amigo Chaveiro, com direito a expansão Piratas e um botton do evento de Anime.

Participaram da jogatina teste/estréia minha esposa Bibiana, um amigo de escotismo Jefferson e eu que vos escrevo, Mario.

 Jogo Goblins presente do meu grande amigo Chaveiro.

Mario o Caolho.

Jefferson pulando para não ter que descartar a mão.

O jogo invadindo a madrugada – com direito a um goblin trolador.

O jogo de cartas é muito divertido, caindo no gosto de todos, tanto do Jefferson que nunca jogou nenhum jogo de cartas/ tabuleiro quanto meu que sou um gamer viciado.
Contudo, alguém que já entenda a mecânica de jogos de cartas, em especial Magic, pode acabar levando MUITA vantagem sobre os demais, principalmente com a expansão dos piratas e na interação das cartas. Então como conselho, recomendo jogar sem a expansão dos piratas quando for jogar com novatos / iniciantes em card games.

Dica – Por mais que pareça bobo algumas vezes, incentive a interpretação das cartas, mesmo aquelas que não pedem isso, como por exemplo no caso do bebum ou do mestre dos magos goblin, os jogadores experimentam uma imersão maior e acabam se divertindo mais, gostando mais da experiência.

No domingo a tarde, apareceram vários novos amigos e para começar bem, iniciamos por um clássico – Last Night on Earth.
O jogo já é bem conhecido, e o meu em particular já esta bem gasto de tanto ver mesa, mas a temática e as piadas clichês que algumas cartas/ situações do jogo proporcionam ajudam a ambientar e tornar a experiência mais agradável ao público de cultura pop/nerd que ainda não conhece os boardgames.

Foi um tremendo sucesso, principalmente pela ambientação/ envolvimento dos jogadores. Nas duas partidas jogadas a vitória foi dos zumbis, talvez pela inexperiência dos jogadores de humanos, talvez pela simplificação de algumas regras para deixar o jogo mais fluido.
Agora é esperar a próxima.

Cya
Mario
- BRAINSSSSSSSS
Momento de tensão, quando os zumbis estão se preparando para atacar.

Começo de uma das partidas, o Sun tracker ainda mantém a esperança dos humanos viva.



Até aqui tivemos os relatos do Mario e do novo grupo de Adoradores de Catan em Palmas.


Para finalizar quero deixar um abração pra galera aí de Palmas, espero que vocês tenham muitos momentos de diversão em grupo, aos poucos irão descobrindo quais os tipos de jogos mais agradam a turma, garanto que irão encontrar jogos pra todo o tipo de gosto.


A grande sacada com certeza é a interação com as pessoas e as amizades que são criadas em torno de uma mesa de jogo.


Espero que neste final de ano eu possa ir com a minha esposa e as filhas visitar e jogar com vocês por aí.


Abração.
Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

Um comentário:

  1. Tudo eu! Sempre eu! Eu só mostrei o caminho "certo" para uma "coisinha" errada! HAHAHAHA

    ResponderExcluir