12 de jun. de 2012

Resenha: Card Goblins


Card Goblins é um jogo de cartas criado por Tiago Junges do Coisinha Verde Games de Porto Alegre RS, onde cada jogador é o lider de um bando de goblins e tem por objetivo se tornar o Rei dos Goblins.

O jogo foi publicado com sucesso através do sistema de financiamento coletivo do site movere.me, com a meta de atingir R$3.000.00 para a publicação do jogo, este ultrapassou as expectativas arrecadando R$10.905.00 entre seus 225 incentivadores entre eles estavam eu, o Cacá do Blog E aí, Tem Jogo? entre outras figurinhas carimbadas entre os Board Gamers brazucas.

Card Goblins pode ser jogado entre 2 à 5 jogadores com duração de 30 à 60 minutos.

No  ínicio do jogo cada jogador recebe 5 cartas de um baralho que é compartilhado com os demais jogadores, no seu turno você pode realizar todas estas ações:

  • Comprar uma carta do baralho,
  • Baixar um goblin qualquer da sua mão,
  • Baixar várias Invocações se possível,
  • Usar o especial de uma ou mais criaturas,
  • Atacar o covil de outro jogador para roubar suas tralhas ou procurar tralhas sacrificando goblins ( neste caso somente uma destas duas opções pode ser escolhida).


Existem cartas de
goblins, cartas de invocações e cartas de ação, as cartas de criaturas possuem habilidades Especias que atingem outras criaturas ou jogadores e só podem ser utilizadas no seu turno, algumas possuem Mega Especiais que podem ser utilizadas a qualquer momento do jogo assim como as cartas de ação.

Quando temos uma pilha de efeitos aplicados ao mesmo tempo eles são resolvidos em ordem inversa ou seja, resolvemos primeiro o último efeito a entrar em jogo até que todos eles tenham sido resolvidos, então o jogo prossegue.

Sempre que um goblin ataca ou utiliza suas habilidades especiais este é virado e não poderá ser utilizado novamente até o seu próximo turno.


O jogo consiste em baixar cartas de criaturas (goblins/invocações) para acumular tralhas através de uma ataque bem sucedido ou através do sacrifício destas criaturas para gerar os 3 pontos de vitória necessários para vencer o jogo e se tornar o Grande Rei Goblin.

Os pontos de vitória são bem escassos no jogo, visto que para todos os jogadores há uma pilha com somente 10 tralhas a serem compradas, entre elas temos uma peteca inútil e uma série de bugigangas que devem ser combinadas para gerar os pontos de vitória necessários para vencer a partida.


Com tão poucos tesouros poucas tralhas o combate é inevitável, levando os jogadores a formarem sua horda de goblins para atacar o covil de seus oponentes.

Os jogadores tem um limite de cartas na mão e criaturas na mesa que não pode ser maior que 6, a menos que o efeito de alguma carta diga o contrário.

Resumo da ópera, Card Goblins é um jogo bem dinâmico e divertido que no grupo certo pode render ótimas risadas, tem uma pegada de humor que tira onda tanto com os jogadores quanto com os jogos e filmes em geral e utiliza mecânicas conhecidas da maioria dos Card Gamers e Board Gamers de plantão, com a vantagem de não ser um jogo colecionável, você precisa apenas de uma caixa do jogo base para jogar uma partida de até 5 jogadores.

Junto com o jogo base já está disponível a primeira expansão chamada Goblins Piratas, e a promessa é que a cada 6 meses seja feita uma nova expansão temática que será escolhida pelos próprios jogadores através de votação entre os temas sugeridos em uma enquete na página do Coisinha Verde Games no Facebook.

A caixa do jogo tem uma divisória e estas linguetas que facilitam para retirar as cartas de dentro da caixa, além de ter espaço suficiente para acomodar cinco expansões de 15 cartas + o  jogo base.

O jogo já está sendo enviado aqueles que participaram do financiamento coletivo e também está disponível na loja virtual do Coisinha Verde na internet.

Um jogo de Tiago Junges, ilustrado por Bruno H. Junges.
Publicado por: Coisinha Verde Games.
Para 2 - 5 jogadores.
Duração: 30 - 60 minutos.

Clique no Goblin para visitar a loja virtual do

Clique no FaceMeeple para visitar o Coisinha Verde no Facebook

Clique aqui para ler sobre a primeira jogatina do Card Goblins em nosso grupo.


Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

2 comentários:

  1. Bem como eu havia imaginado mesmo. Pena q eu me perdi desse financiamento coletivo. E quanto a pegunta do outro post, sim, é uma idéia q eu quero desenvolver baseada em boardgames e escotismo. Tentei pilhar o Mauro, mas acho q ele não levou muita fé

    ResponderExcluir
  2. bah eu abraço essa contigo certo, consigo te ajudar na parte referente aos board games. heuaheuaheua.

    To falando sério.

    Não quero dar bandeira do presntinho que estou te enviando, mas daria um conselho tipo não compra nenhum jogo que tenha criaturas verdes e baixinhas té o gift chegar por aí.

    Abraço.

    ResponderExcluir