7 de set. de 2012

CARA a CARA com: REDOMANET

Continuando a série de entrevistas com os blogueiros que agitam o hobby dos jogos de tabuleiro no Brasil, desta vez a conversa vai ser com Ricardo Stavale responsável pelo blog REDOMANET, que acaba de completar seu primeiro ano de vida no dia 28/08/12, embora com tanto conteúdo gerado em tão pouco tempo pareça existir a mais tempo.





1)    Fale um pouco sobre você: nome, idade, profissão e onde vive?
Meu nome é Ricardo Stávale, estou com 38 anos, trabalho como Arquiteto de Sistemas e vivo no bairro do Butantã, em São Paulo.

2)    Quando e como conheceu os jogos de tabuleiro modernos?
O primeiro jogo de tabuleiro que despertou minha atenção foi o War da Grow, em 1984. Lembro que meu pai chegou em nossa casa numa sexta-feira com uns amigos e com o recém-adquirido War e fizemos uma jogatina onde eu fui o vencedor com o objetivo: “Eliminar todos os exércitos Amarelos”. Nunca me esqueci desta primeira partida e deste objetivo.

Conheci os tabuleiros modernos quase sem querer. Eu jogo RPG desde 1992 e no ano de 2006 resolvi mestrar algo baseado nos contos de H.P. Lovecraft. Em uma busca na Internet vi que existia um jogo de tabuleiro chamado Arkham Horror. Procurei imagens do pessoal jogando e fiquei maluco com o que vi: muitas peças, um tabuleiro irado, cartas de tamanho estranho e um visual magnífico. Adquiri o Arkham Horror pouco tempo depois no Mercado Livre (aliás, paguei muito caro!) e meu grupo de jogo que era de RPG foi aos poucos migrando para o novo mundo de tabuleiros modernos.

3)    Quando e por que decidiu criar um blog sobre jogos de tabuleiro?
Decidi criar o blog sobre tabuleiros para incentivar meus amigos a gostarem ainda mais deste entretenimento. Quando jogávamos RPG, eu tinha um site sobre as partidas realizadas, cenários, geração de fichas de personagem, enfim. Após conhecer os tabuleiros modernos, foi natural seguir a mesma linha. Só que as visitas no site deixaram de ser somente de nosso grupo de jogo e várias pessoas passaram a interagir com ele.

4)    O Redomanet completou seu primeiro ano de vida no dia 28 de agosto de 2012 e como muitos disseram parece que o Blog existe a muito mais tempo devido a quantidade de material de excelente qualidade produzida por você. Como é manter um Blog com atualizações diárias?
Bem, já é minha rotina atualizar o blog todos os dias à noite de segunda à quinta-feira. Faço as pesquisas e traduções neste momento e programo as postagens com pelo menos 1 semana de antecedência. Aproveito todo minuto que tenho livre para preparar o conteúdo. Às vezes chego cansado do trabalho, mas eu sempre olho as novidades na web e tenho um documento onde anoto tudo que pode virar uma postagem. Este documento/arquivo já tem conteúdo para mais 1 ano de Redomanet.

5)    E quanto ao novo blog do Redomanet que você anunciou recentemente, muda o foco? O que podemos esperar?
Foi uma decisão que a princípio surgiu devido a falhas na plataforma Blogger da Google, que eu utilizava com o domínio blogspot. Depois veio meu desejo de transformar o Redomanet em um portal de jogos de tabuleiro, e não somente um blog. Sou fã do Ilha do Tabuleiro e sempre procurei enviar material para lá, mas com a troca de tecnologia e as dificuldades que o Caporal reportou para a Ludo Brasil Magazine, acho que ficou um vazio nos jogadores do Brasil.
Não tenho pretensão nenhuma de substituir ou até chegar perto do que é a Ilha, mas quero fazer um conteúdo informativo lúdico que ajude os jogadores de nosso país. Por mais que muita gente consulte o BoardGameGeek, temos uma legião de pessoas que não dominam o inglês e desejam ingressar e entender neste mundo. O Redomanet veio para incentivar estas pessoas.

No novo site, continuo com as postagens de Lançamentos, Análises, Jogatinas, Traduções e outras matérias ligadas ao mundo lúdico. Também continuo escrevendo sobre livros que leio e gosto, é bom incentivar a leitura. A novidade é um visual mais voltado a portal onde as notícias estão organizadas para que qualquer um encontre o que deseja.
Tenho outras ideias para acrescentar no ano que vem, mas ainda não posso contar. Aguardem!

6)    Além de manter o Blog você ainda consegue jogar? Quando e com quem?
Na pergunta anterior, eu comentei que atualizo o blog de segunda à quinta. Pois bem, a sexta é sagrada para a jogatina. Tirando os dias que saio com minha família, sexta-feira é o dia que meu grupo de jogo se encontra aqui em casa. Praticamente viramos a noite, sempre variando os jogos e os estilos.

7)    Você tem um gênero de jogos de tabuleiro preferido? Qual/Quais?
Eu tenho uma predileção para os ameritrash, mas também gosto de jogos no estilo europeu. Sou bem eclético e encaro qualquer mesa, independente do gênero. Só tem um gênero que não me agrada, mas prefiro não dizer...aliás, taí uma boa pergunta para lançar em nova promoção lá no Redomanet: “qual o gênero de jogos que menos me agrada?”... rs

8)    Gosta de jogos cooperativos? Porquê?
Gosto bastante de jogos cooperativos. Esta é uma veia que trago dos jogos de RPG, onde os personagens trabalhavam em equipe para vencer um inimigo comum.

9)    Cite um jogo que te decepcionou e um jogo que te surpreendeu:
Gears of War me decepcionou. Eu esperava bem mais deste jogo, já que é da FFG e eu havia gostado demais do Doom The Boardgame. Eu preciso dar outras chances para ele e ver se mudo minha opinião.
Já os jogos que me surpreendem são mais comuns. Conquest of Nerath da Wizards foi um deles. Gostei demais deste jogo. Não esperava muito dele e já na primeira partida demonstrou toda sua força.

10)  Cite alguns dos seus jogos favoritos:

11) Qual seu designer de jogos favorito e/ou que você não curte?
Gosto do Christian T. Petersen e Martin Wallace. Não tenho um designer que desgosto. Acho que todos possuem jogos bons e ruins, e se alguém ainda não criou um jogo que me agrade, tenho esperança que isto um dia vá acontecer. Por isso, dou força e incentivo para qualquer um, desde os renomados até aquele garoto que fez algo simples usando papel e caneta.

12) Conhece e/ou participa de financiamentos coletivos de jogos? Quais?
Conheço e acompanho quase todos que estão por aí. Ainda não participei de nenhum, simplesmente por meu planejamento financeiro.

13) Você participa/acompanha a lista de discussão do BG-BR?
Não participo. Eu gosto dos fóruns do Ilha do Tabuleiro...rs

14) Com que frequencia costuma comprar jogos de tabuleiro/card        games? Compra aqui mesmo ou prefere importar os jogos?
Prefiro importar os jogos. Faço grandes compras pelo menos 2 vezes ao ano. Ainda acho os preços abusivos aqui no Brasil. Algumas lojas já estão revendendo com valores justos, mas a maioria ainda não.

15) Uma das grandes dificuldades em nosso grupo é que a galera não domina muito o inglês, isso afasta o grupo de jogos com grande dependência de idioma em seus componentes. O Redomanet tem uma àrea de traduções muito legal pretende expandi-lá, dá muito trabalho?
Este trabalho com traduções é um grande motivador de nosso site. Acho que todos os grupos de jogos pelo Brasil possuem integrantes que não dominam o inglês o que é perfeitamente compreensível. Eu mesmo arranho no idioma e preciso de ajuda em vários momentos das traduções.

Quero expandir esta área no Redomanet, e atualmente já conto com a colaboração de várias pessoas, como o Daniel Portuga, o Fausto, Patesi, Demétrius e o Ismael Descolado. Todos eles fazem um grande trabalho e eu publico para incentivar os jogos de tabuleiro moderno.
Traduzir cartas e regras dá trabalho sim. Toda a parte de digitalização, a tradução em si e a diagramação fazem parte de um processo que exige muita dedicação.

O Redomanet está sempre a disposição para publicar o trabalho de qualquer pessoa que queira ajudar os outros. Sei que existem vários jogadores com ótimo material na mão, mas que não divulgam por motivos diversos: falta de oportunidade, falta de tempo, falta de canal de divulgação ou até mesmo falta de vontade.

Qualquer um que tenha material para compartilhar, pode contar comigo. Nesta troca de tecnologia do site, eu parei um pouco com minhas traduções mas tenho na fila jogos como Civilization e Android.

16) Você tem um jogo em desenvolvimento chamado Cites, conte um pouco sobre o jogo e quando surgiu essa vontade de criar seu próprio jogo de tabuleiro. Há previsão de lançamento? Podemos esperar mais jogos de sua autoria?
O Cites é um jogo de administração de parques ecológicos. Ele já passou por várias mesas de teste e posso dizer que está quase fechado. O problema é que o site está demandando praticamente todo o meu tempo livre e o Cites está guardado com carinho. Acredito que no ano que vem, eu o pegue novamente.

Desde meus 12 anos, eu crio jogos caseiros. Como fui criado em Itanhaém, cidade pequena do litoral paulista, e meus pais são de uma família simples, nunca tive oportunidade ou capital em conhecer jogos. As poucas vezes em que eu ia para Santos, eu olhava os jogos da Grow nas lojas de brinquedos e imaginava como eu poderia fazer uma versão daquele tema em casa. Depois entrei no RPG, e já criei vários sistemas e cenários para meu grupo de jogo. Tanto que o nome Redoma vem de um cenário de RPG que eu idealizei.

Nos tabuleiros modernos, fiz uma versão do Arkham Horror para os mundos de quadrinhos Marvel e DC, que eu sou fã das histórias antigas (as revistas de hoje não conseguem me atrair mais). Fiz também um jogo de Futebol Americano e outro de UFC. Estes são meus esportes preferidos, além do futebol, e também estou sem tempo para evolui-los.

17) O que você acha do atual momento do mercado nacional de jogos de tabuleiro e demais iniciativas em torno do hobby no Brasil? Já está na hora de termos um evento só deste segmento?
Acho que o Brasil ficou estagnado um bom tempo no mercado de jogos. Agora ele evoluiu muito. A tropicalização do Carcassonne e Catan pela Grow já dá indícios que o mercado demanda este tipo de lazer.

Temos ótimos designers e nossas editoras precisam amadurecer um pouco mais no quesito de componentes. Achar os parceiros certos para gráfica e material.
Estamos no caminho e fico contente com as iniciativas da Galápagos, RDG e Ceilikan, que a cada ano ficam mais fortes.

Eu sou um dos maiores defensores de termos um evento só de Jogos de Tabuleiro. Ofereço todo o meu apoio e espero que este seja conduzido por pessoas competentes e que amem este hobby.

18) E o melhor ficou para o final. Quantos jogos tem em sua ludoteca atualmente?
Rs... atualmente tenho 74 jogos, e tem mais chegando, graças a paciência da minha mulher em conceder uma parte da casa para armazenar tudo isso...


Ricardo Stávale



Ricardo quero te agradecer por ter participado desta entrevista e também pela tua dedicação ao hobby e pelo excelente agora portal de jogos de tabuleiro REDOMANET, sei o quanto de tempo e disposição é necessário para manter um blog.

Também quero destacar a importância da área de traduções do site que com certeza traz ótimos jogos para as mesas de grupos que não teriam oportunidade de jogá-los devido a barreira do idioma. Parabéns pra ti e para os demais colaboradores que foram citados anteriormente.

É isso pessoal ficamos por aqui e até o próximo Cara a Cara, um abraço a todos.

Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

5 comentários:

  1. E obrigado a você também, Jefferson... ótimas matérias no Adoradores de Catan!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista, muiot bacana a iniciativa do Ricardo com o Redomanet. Jefferson parabéns, sempre bem antenado no que cerca a cena lúdica brasileira.
    Show pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista Ricardo e Jefferson.

    abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Redoma e à iniciativa do keymaker em valorizar o trabalho do pessoal.

    Muito maneiro!

    Patesi

    ResponderExcluir