7 de jul. de 2012

CARA a CARA com: E aí, Tem Jogo?


Dando continuidade as entrevistas do CARA a CARA, desta vez vamos conhecer Carlos Eduardo o Cacá do Blog sobre jogos de tabuleiro E aí, Tem Jogo?, o cara é carioca, Flamenguista, publicitário e nos mantem informados sobre as novidades do mercado, eventos sobre Board Games, nos contempla com grandes resenhas, entrevistas com designers de jogos e movimenta a cena lúdica do Rio de Janeiro com a sua participação nos eventos locais.





1) Fale um pouco sobre você: nome, idade, profissão, onde vive?
Me chamo Carlos Eduardo, mas todo mundo me chama de Cacá. Tenho 39 anos, trabalho com publicidade, mais precisamente com programação visual e moro no Rio de Janeiro.

2) Quando e como conheceu os jogos de tabuleiro modernos?
Eu sempre tive uma relação muito boa com os jogos de tabuleiro, mas a grande virada foi em 2004 quando eu conheci o Catan.

3) Quando e por que decidiu criar um blog sobre jogos de tabuleiro?
Quando eu comecei tinham apenas dois blogs (que hoje nem existem mais), inspirados neles eu resolvi criar o meu para colocar as resenhas e os reports das jogatinas cariocas.

4) Tem dia certo para jogar? Quantas vezes por semana/mês?
Eu tento jogar pelo menos uma vez por semana. Aqui temos o Spaghetti semanalmente, e grupos de jogatinas esporádicas, então sempre tem uma mesa para jogar por aqui.

5) Com que cor gosta de jogar?
Azul.

6) Abstrato, Ameritrash, Eurogame ou Wargame?
Cara, eu só muito eclético, gosto de todos os estilos, desde que o jogo seja divertido.

7) Leves ou pesados?
Como disse anteriormente, se o jogo me diverte eu tô jogando.

8) Tema ou mecânica?
Nesse ponto acho que a mecânica é mais importante.

9) Gosta de jogos cooperativos? Porquê?
Não costumo gostar não, acho que o jogo fica muito amarrado se todos dependem de decisões conjuntas. Se é para jogar cooperativos, que sejam jogos com traidores.

10) Um jogo que decepcionou e um jogo que surpreendeu?
Nos últimos tempos o Kingdom Builder me decepcionou e o Lords of Waterdeep me surpreendeu.

11) Um jogo que não cansas de jogar e um que não sente mais vontade?
El Grande ainda é o jogo que eu mais gosto de jogar e um que eu não tenho mais vontade, acho que seria o Catan.

12) Um jogo indispensável em qualquer ludoteca?
Isso realmente depende de cada um, mas acho que um jogo como o Catan, El Grande ou Puerto Rico são “Ludoteca Básica”.

13) Cite alguns dos seus  jogos favoritos?

14) Um designer favorito e um que não gosta nem um pouco?
Stefan Feld atualmente é o meu autor favorito, mas acho que não tem nenhum que eu implique.

15) O que acha do atual  momento do mercado nacional de jogos?
Acho que esta num excelente momento, com jogos sendo lançados, empresas aparecendo e inciativas de sucesso (como os financiamentos coletivos).

16) Conhece ou participa de financiamentos coletivos de jogos? Quais?
Participei do Summoner Wars e do Card-Goblins.

17) Indique alguns sites/blogs de jogos nacionais/internacionais que você costuma visitar?
Visito sempre o Lista Lúdica e o Game Analyticz. Mas vou sempre nos outros para saber as novidades, principalmente ver o que o pessoal anda jogando fora do Rio.

18) O que mais gosta de acompanhar nos blogs sobre jogos de tabuleiro, notícias, resenhas ou jogatinas?
Como o meu é muito focado em notícias, tento olhar nos outros mais o que o povo anda jogando.

19) Já criou ou pretende criar um jogo de tabuleiro?
Já, o Bolsão de Craques e tenho uns projetos engavetados, mas sou muito “preguiçoso” e acabo não dando o devido carinho aos projetos em andamento.

20)E o melhor deixamos pro final.  Quantos jogos tem em sua ludoteca no momento?
Atualmente estou com pouco mais de 150 jogos, mas sabe como é colecionador, esse é um hobby sempre em expansão.


Agradeço a participação do Cacá na entrevista do CARA a CARA e também a sua participação no hobby tanto em eventos como com o seu excelente Blog, valeu Cacá.

Carlos Eduardo Couto (Cacá)

Página no facebook: www.facebook.com/EaiTemJogo


Com isso encerro a primeira fase de entrevistas do CARA a CARA agradecendo a todos os blogueiros que   compartilham com a galera seu conhecimento e seus momentos de diversão, divulgando o hobby dos Jogos de Tabuleiro pela web.

Abraços a todos os blogueiros e aos leitores dos nossos blogs.


Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

3 comentários:

  1. Cara gente boa esse aí... hehehehhee... Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Pena ser flamenguista né...boa entrevista ae Cacá...Parabéns Jefferson...
    Braços

    ResponderExcluir
  3. Bom ser flamenguista, mais que certo aliais hehehe!!! ...
    Sem muiot uqe falar o Cacá é sem duvida uma das melhores referências quando se fala dejogos no Brasil.
    Parabéns aos dois, Cacá que sempre continue assim, Jefferson pela iniciativa e sequência de entrevistas.

    ResponderExcluir