18 de jan. de 2012

Resenha: Zombies en La Moneda


Zombies en La Moneda é um jogo chileno criado por Francisco Varas E. produzido pela  editora Tabula Rasa baseado em uma HQ de muito sucesso no Chile produzida pela editora Mythica . Ainda não tive oportunidade de ler, mas em outro blog sobre zumbis que acompanho encontrei uma tradução de um trecho da HQ:

"Algo - um vírus, uma praga bíblica ou uma maldição vudu - transformou milhares de chilenos em seres que dificilmente poderíamos qualificar como humanos... com carnes putrefadas e com um apetite impossível de saciar, salvo através de festins canibais, estes mortos-vivos mostraram ainda um comportamento inesperado: se puseram a tomar o Palácio de La Moneda."


O jogo é para 2 à 6 jogadores e funciona bem com qualquer número de pessoas, duração prevista de 15 minutos, são 66 cartas que compõem o baralho composto por cartas de Sobreviventes, cartas de Zumbis e as cartas especiais de Policial, Infectados e Detonar explosivo, assim como 6 cartas de explosão que vão sendo colocadas abaixo da caixa do jogo para que todos os jogadores saibam quantas bombas já foram detonadas e quantas ainda faltam para o fim do jogo, que termina assim que a sexta bomba seja detonada.


A arte da caixa do jogo representa o Palácio de La Moneda onde as 6 bombas devem ser detonadas.

O jogo começa com a distribuição de duas cartas para cada jogador e a cada turno os jogadores devem comprar uma carta e baixar uma carta em seguida, abaixo uma breve explicação sobre o efeito de cada carta.

Bombas: O jogador tem certo controle sobre o término do jogo escolhendo jogar ou segurar as cartas de explosão em sua mão, enquanto baixa cartas de sobreviventes a sua frente formando sua zona de resgate ou baixa cartas de zumbis frente a zona de resgate de seus oponentes para diminuir o contingente adversário.

As bombas podem ser jogadas no seu turno acrescentando uma carta de explosão no Pálacio de  La Moneda e pemitindo ao jogador que detonou o explosivo comprar  outra carta, isto ao mesmo tempo acelera o término do jogo e aumenta a mão do jogador que detonou a bomba em mais uma carta o que pode ser uma grande vantagem no jogo.

Caso um jogador tenha seu grupo de sobreviventes atacado por zumbis adversários ele também pode detonar um explosivo neste momento do turno do oponente para evitar o ataque com a explosão.




Sobreviventes: As cartas de humanos representam os sobreviventes que estão sendo resgatados em seu grupo, estas cartas tem números de 1 à 5, sendo assim quando um jogador tem 5 cartas provavelmente o número de pessoas resgatas será bem maior que 5 por exemplo.
Ao final do jogo os jogadores contam o total de sobreviventes resgatados e aquele que salvou a maior quantidade de pessoas será o vencedor.




Policial:  Se um jogador tiver uma carta de Policial em sua zona de resgate e sofrer um  ataque zumbi ele pode escolher descartar seu policial para salvar os outros sobreviventes, caso o jogo termine e um jogador tenha um policial em sua zona de resgate este conta como um humano na contagem de pontos.




Infectados: Infelizmente as vezes o jogador acaba por resgatar um humano infectado em seu grupo de sobreviventes e este elimina duas cartas de sobreviventes a escolha do próprio jogador que baixou o infectado, como o jogador é obrigado a baixar uma carta por turno certas vezes acaba por não ter outra opção que não seja atacar seu próprio grupo, mas nada impede que um jogador baixe seu infectado em algum momento do jogo em que esteja controlando uma ou nenhuma carta de sobrevivente, diminuindo ou anulando assim o impacto causado pela carta de infectado.




Zumbis: As cartas de Zumbis são utilizadas para atacar os grupos de resgate dos adversários e são divididas em dois tipos, as cartas que eliminam sobreviventes aleatoriamente  que são representadas por um número dentro de uma moeda e as cartas que eliminam sobreviventes a escolha do defensor ou do atacante que são representadas por um número dentro de uma seta apontada para o jogador que faz a escolha.




Zombies en La Moneda é um jogo muito divertido e dinâmico, no qual temos alto nível de aleatoriedade o que torna o jogo muito disputado do início ao fim, nosso grupo já jogou muitas partidas deste jogo e sempre fica aquela vontade de quero mais, no geral sempre jogamos várias partidas em sequência, algumas terminam com grandes grupos de resgatados e outras com apenas 3 ou 4 sobreviventes.


Abaixo segue mais algumas imagens  do jogo:


Visão geral dos componentes do jogo.


 Comparativo do tamanho das cartas.



O verso das cartas.


A caixa com as cartas.


Abaixo alguns videos relacionados ao jogo:

Um vídeo tutorial completo em espanhol sobre o jogo, dos episódios de Jugando com Ketty.


Reportagem sobre a HQ chilena.


Protesto dos estudantes chilenos por educação gratuita em frente ao Palácio de La Moneda.

No Chile todos os níveis de educação do Fundamental ao Superior são pagos, mesmo nas escolas e universidades do governo, em outubro  de 2011 quando estive em Santiago pude presenciar um protesto feito pelos estudantes, não era tão elaborado quanto este, mas costumam ser feitos protestos estudantis quase todas as semanas no Chile.

Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kellpho eu comprei o jogo em outubro na Devir em Santiago do Chile, no site da editora tem uma lista de sites que vedem mas a maioria só vende nas lojas ou intregas locais, acredito que somente estas duas lojas talvez vendam para o exterior consulte:

      http://www.geekandcool.cl/
      Tienda online con despacho a domicilio a todo Chile

      http://www.guildreams.com
      Av. 11 de Septiembre 2212 - 2º Piso, Local 126 - Providencia (metro Los Leones). Teléfono: (2) 231 71 37

      Excluir