4 de mar. de 2013

Gamer tbm sobe de nível?

Começo já respondendo que sim, assim como na maioria das coisas em nossas vidas estamos em constante mudança geralmente para melhor, vou tomar como exemplo a minha caminhada em meio aos jogos de tabuleiro.




Nível 0:

Voltei aos tabuleiros dos clássicos aos modernos a pouco mais de 2 anos começando pelo jogo Descobridores de Catan versão Devir e na sequência Carcassonne tbm da mesma editora, então veio a fase de pesquisa e daquele deslumbramento todo com o universo inteiro de jogos do gênero disponíveis no mercado.

Nível 1:

No meu 1º nível me vi comprando muitos jogos leves, party games e jogos para grandes números de jogadores, este era o foco no início da minha Quest no mundo dos board games. Ainda com pouca experiência passei a comprar vários jogos neste estilo pelo simples fato de serem indicados para iniciantes e grande número de participantes, confesso que neste primeiro momento ainda não me dedicava a pesquisar a fundo os títulos que me chamavam a atenção, tão pouco quem era o autor, a editora que publicou o jogo ou se eu gostaria do tema, afinal temática, mecânicas e coisas do gênero ainda não faziam parte do meu vocabulário.

Após comprar a maioria dos jogos da categoria citada acima que couberam dentro do limite do cartão de crédito, infelizmente descobri que meu cartão de crédito internacional na época não subia de nível junto com a minha experiência como jogador ou com o tamanho da minha  wish list e foi nessa desaceleração nas compras que resolvi pesquisar mais antes de comprar, pois já havia me arrependido de alguns títulos que comprei por impulso e estavam lá parados na estante.

Nível 2:

Agora do alto do meu 2º nível eu já sabia citar meus autores e editoras preferidas, já estava acostumado com os termos utilizados no hobby e lendo/assistindo diversas resenhas sobre jogos tbm comecei a ter meus informantes preferidos cito aqui Tom Vasel com a série de vídeos The Dice Tower e Jeremy Salinas com sua série Drakkenstrike.

Acabei aprendendo que mesmo com a opinião positiva destas pessoas com um "XP" bem maior que o meu ainda não tinha garantia de compra certa visto que alguns jogos tão bem conceituados por eles em seus vídeos não repetiam aquele sucesso todo aqui em casa, claro essa questão de gosto realmente é algo muito pessoal e subjetivo.

Queimando algumas etapas e níveis aqui neste texto, em algum momento achei que eu fosse Eurogamer, hoje já me acho mais Ameritrasher, já me desfiz de vários jogos que perderam o apelo em nosso grupo, entre eles Carcassonne, Ticket to Ride Europe e outros que embora sendo grandes jogos já não viam mesa a muito tempo, alguns jogos indicados para iniciantes ainda mantenho na ludoteca mas são poucos e somente aqueles que eu sei que terei prazer em ensinar/jogar.

Enfim hoje já com meu perfil de board gamer bem definido sinto que estou em nível avançado (agora chega de números) , consegui conhecer a maioria dos gêneros de jogos e suas mecânicas e imagino estar próximo do nível Overlord ou coisa parecida.

E vc em que nível se encontra no momento?


Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

Um comentário:

  1. E a proxima parada do expresso TTR Europe é nos confins do Tocantins

    ResponderExcluir