19 de jan. de 2011

Resenha: Ticket to Ride Europe



Objetivo: O objetivo do jogo é de construir comboios de trens em rotas que estão dispostas no mapa, a cada rota completada o jogador soma pontos de acordo com o tamanho da rota e ao final do jogo somam-se os pontos de bônus que são adquiridos através dos tickets (algo como objetivos de rotas à cumprir), tbm são dados pontos para a rota + longa e para as Estações de Trem que não foram utilizadas.


Regras: O livro de regras é muito bem escrito. Aqueles que já jogaram alguma outra versão do TTR são informados sobre quais seções são novas para eles


Componentes: As cartas com as figuras dos trens são de excelente qualidade e além da cor do vagão tem pequenos símbolos nelas que correspondem aos símbolos nas rotas do tabuleiro, permitindo que pessoas daltônicas possam jogar. 


Os trens tbm são de ótima qualidade feitos em plástico assim como as 3 peças de Estações  de Trem que foram adicionadas em cada cor.


Tickets: No inicio do Jogo os jogadores recebem aleatóriamente uma das 6 rotas longas de 20 ou 21 pontos e outras 3 rotas curtas de 6 à 12 pontos, e devem ficar com no mínimo duas destas rotas para cumprir podendo adquirir mais rotas curtas ao longo do jogo, no final do jogo são conferidos os tickets de todos os jogadores somando pontos positivos para as rotas que foram completadas e negativos para as rotas incompletas + um bônus de Rota mais Longa no valor de 10 pontos para aquele jogador que conseguir fazer a maior rota consecutiva de trens da sua cor sem utilizar Estações de Trens ao longo desta rota.


Túneis: Várias rotas entre as cidades têm um contorno escuro à sua volta, denotando o fato de que estas são um túnel. Túneis adicionam um pouco de aleatoriedade para o jogo, visto que o jogador nunca tem certeza do tamanho exato que um túnel pode ter. 


Sempre que um jogador está fazendo uma rota entre duas cidades com um túnel ele deve colocar as cartas de vagões na cor correspondente como em uma rota normal (por exemplo, 4 vagões verdes), e então revelar as 3 primeiras cartas do baralho. Se qualquer um destes cards revelados combinar com a cor das cartas de trem que estão sendo jogadas (ou curingas), o jogador deve jogar uma carta adicional para combinar com cada card revelado se ele não pode, ele deve retomar as suas cartas e tentar novamente no próximo turno se quiser.


Os túneis adicionam um pouco de sorte para o jogo, mas é uma sorte que o jogador pode controlar, até certo ponto. Você realmente quer construir um túnel de 2 vagões amarelos? 


Bem, se você tem 3 cards amarelos, você sabe que você tem uma boa chance, com 4 cards amarelos será quase certo, e com 5 cards amarelos terá certeza do sucesso. Os jogadores que arriscam, por acaso quando eles têm apenas o número mínimo de cards de trem na cor necessária, correm o risco de perder sua vez, revelando suas cartas, e mostrando aos outros jogadores onde eles pretendem jogar.


 Estações de Trem: As Estações se tornam mais importantes em jogos com 4 à 5 jogadores onde frequentemente os jogadores tem suas rotas bloqueadas, desta forma utilizando uma 


Estação o jogador não perde parte da rota que já havia completado pois utiliza a rota de outros jogadores para completar seu objetivo. É importante calcular se vale apena utilizar a 


Estação pois ao final do jogo as Estações não utilizadas somam 4 pontos cada.


Diversão: Nunca joguei a primeira versão do TTR que é um pouco mais simples, mas a versão Europe tbm pode ser considerada uma boa porta de entrada para novos jogadores, mesmo acrescentando rotas duplas, Estações de Trem e os Túneis, ainda é um jogo fácil de ensinar/aprender e muito divertido, não sendo chato para aqueles que conhecem jogos mais profundos como Puerto Rico por exemplo.


Diversão garantida para toda a família independente da idade e para qualquer grupo de jogadores novatos ou experientes e com qualquer número de jogadores de 2 à 5.


Dependência de Idioma: Nenhuma.


Todas as 6 Rotas Longas
Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

2 comentários:

  1. onde eu compro a minha passagem de trem? hehehe

    ensinei a bibi a jogar Carcassone, ela gostou um monte, mais uma viciada em board games logo logo

    ResponderExcluir
  2. Hum massa, temos jogado tbm o carcassone com a expansão The Tower, a principal mudança é que através dos tiles de torre da para prender os meeples dos outros jogadores dificultando a vida do oponente que só pode pegar o meeple devolta pagando uma fiança de 3 pts ele perde 3 pts. e eu ganho 3 pts. ou capturando um dos teus meeples para trocar um pelo outro.
    Fica bem legal o jogo com essa expansão.

    ResponderExcluir