12 de jan. de 2011

Resenha: Dixit 1 e 2

Botando em dia os posts dos muitos jogos dos últimos 2 meses.
Já vou falar sobre o Dixit 1 e 2 juntos no mesmo post pq embora o Dixit 2 seja uma expansão na verdade não adiciona nenhuma novidade ao jogo base, e isto não é nenhum defeito, na verdade são + 84 cartas com figuras incríveis para os jogadores viajarem.

Dixit é um jogo no estilo Party Game ideal para jogar em grupos grandes, a caixa indica de 3 à 6 jogadores e a diversão chega ao seu extremo entre 5 à 8 jogadores existem arquivos para imprimir fichas de votação para até 12 jogadores com cores diferentes na página Dixit, na verdade pode ser jogado usando apenas as cartas, papel e caneta em número suficiente para que cada jogador possa anotar em segredo seu voto e depois de feita a contagem de pontos é só riscar o último voto e seguir em frente.

Isto tbm facilita no caso de vc sair de viagem ou  acampar, dispensando o Tabuleiro e os coelhinhos usados para marcar a pontuação.

O Dixit 2 é composto somente por um baralho de 84 cartas e vc pode comprar esta expansão mesmo sem ter a primeira versão do jogo.

A mecânica do jogo é bem simples agrada tanto a gamers quanto a não gamers, no início do jogo cada jogador recebe 6 cartas e o primeiro que tiver inspiração para dar uma dica sobre uma de suas cartas pode começar, a dica é dizer uma palavra, frase, nome de filme, música, mímica ou qualquer outra coisa que possa dar uma pista da figura em sua carta sem ser óbvio de + ou pirado de +, pois após o jogador dar sua dica ele entrega esta carta virada com a face para baixo e cada um dos outros jogadores faz o mesmo tentando entregar a carta que mais se aproxime da dica que foi dada, feito isto as cartas são embaralhadas e colocadas na mesa uma ao lado da outra, é considerado que a primeira carta da esq. será a carta de nº1 e assim segue em ordem crescente até a última, no caso de um jogo com 6 jogadores iria de 1 à 6, feito isto todos os jogadores votam escondido com suas fichas de votação viradas para baixo ou anotando escondido em um papel.

 Os votos são revelados e os jogadores pontuam, para informações detalhadas sobre a pontuação leia as regras do Jogo são simplissímas.

Jogando com o tabuleiro temos na própria caixa casas que vão de 0 à 30 e o primeiro jogador que chegar a 30 pts vence o jogo e a pontuação é marcada com uns coelhinhos psicodélicos. Caso esteja sendo anotada a pontuação em papel pode-se jogar tbm até 30 pts ou combinar no início do jogo qual a pontuação necessária para vencer.

Conclusão um ótimo jogo para jogar em grupos grandes de jogadores de qualquer nível experientes ou não eu particularmente não bebo, mas já tivemos em uma jogatina a comprovação de que quanto maior o nível etílico do grupo + engraçado fica, a diversão tbm depende das pessoas do grupo, se forem muito acanhadas a diversão tende a ser menor, um fator que pode ser importante para alguns grupos o jogo não tem dependência de idioma nos componentes do jogo.

Aqui em casa este game tem visto mesa seguidamente.
Abaixo algumas fotos:


Visão geral dos componentes do jogo.

Algumas cartas do jogo.


Embora sendo coelhos de madeira, acima de tudo eles são coelhos.

Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

4 comentários:

  1. Coelhos, eles ainda vão dominar o mundo

    ResponderExcluir
  2. Se não for dominado por eles vai ser pelo Cérebro.
    Neste final de semana te respondo aquele mail.

    ResponderExcluir
  3. Me apaixonei por esse jogo qdo o joguei na casa de um amigo que o trouxe da França. Não o achei pra comprar no Brasil, você sabe de algum lugar que vende jogos neste estilo importados?

    ResponderExcluir
  4. Pedro desculpe não ter respondido antes o sistema de avisos de comentários estava desativado até dezembro do ano passado e eu não tinha percebido.

    Vc consegue encontrar este e outros jogos a venda nos classificados da www.ilhadotabuleiro.com.br seria um bom começo, sempre sai mais em conta se vc importar o jogo mas com a demora do nosso sistema alfandegário e dos correios pode levar de 15 à 90 dias pra chegar a encomenda.
    No geral tem demorado cada vez mais as importações.

    ResponderExcluir