17 de out. de 2010

Dia das crianças

Hj vou comentar sobre o meu presentinho do dia das crianças.
Tava até embaladinho pra ocasião.



Esse é o primeiro Wargame do grupo, e posso começar afirmando que das versões nacionais de jogos de guerra entre WAR da Grow e todas as suas variações e o RISK este é  melhor e olha que eu estou comparando esta nova versão do game básico do RISK com todas as versôes do WAR.
RISK tbm tem uma infinidade de variantes em suas versões temáticas entre elas Napoleão, Senhor do Anéis, Star Wars, Transformers entre outras.


Mas o assunto hj é sobre RISK básico que é o único que eu já joguei.


O clássico jogo de guerra Risk foi atualizado e revisado em 2008. Os gráficos e componentes são totalmente novos. Foram adicionados objetivos principais e secundários além de capitais e também recompensas pelos objetivos completos.


A nova versão tem uma condição de vitória drasticamente modificada: completar três objetivos enquanto controlando sua capital. Isto encurta o tempo de jogo para cerca de 90 minutos.


Há três variações de regras: Treinamento Básico, Sala de Comando e Conquista Mundial.
Treinamento básico é uma introdução às novas regras do Risk e inclui um setup pré construído para 3, 4 ou 5 jogadores, que traz fotos com a posição e quantidade de cada tipo de unidade que vc vai colocar no tabuleiro.


Sala de comando adiciona um setup randômico e recompensas pelo alcance dos objetivos. Tanto o Treinamento Básico quanto Sala de Comando terminam quando um jogador conquista 3 objetivos mas no modo Sala de Comando vc além de conquitar 3 objetivos deve tbm controlar a sua própria capital.


Conquista Mundial é uma versão atualizada da classe de jogos de dominação mundial, o jogo continua até que um dos jogadores controle todos os territórios.


O maior diferencial à favor do RISK na minha opinião é a introdução das cidades e capitais que ajudam na contagem de pontos no inicio do turno para adquirir suas unidades, vc tbm pode conquistar cidades e capitais inimigas, geralmente isso além de enfraquecer seu oponente tbm serve como objetivo conquistado.


O fato de termos uma seleção aleatória de objetivos no início do jogo e estes ficarem sobre o tabuleiro disponíveis a todos os jogadores, vc só pega a carta de objetivo quando conquista ele durante o jogo, no final do seu turno, é uma grande inovação e o maior diferencial deste jogo frente ao WAR ou seja vc não tem que ficar tentando cumprir aquele objetivo manjado, no qual mesmo a carta estando escondida seus amigos já sabem o que vc precisa fazer somente pelas suas ações no mapa e tbm não tem aquela de destruir todos os exércitos de tal cor que eu sempre achei o objetivo mais idiota do WAR.


Minha preferência ainda são os Eurogames, "Catan forever", mas este Wargame me agradou e muito, ótima opção pra quem gosta de jogo de guerra e quer algo além do WAR, que não seja importado.


OBS: Já joguei muito WAR e me diverti bastante com ele em outras épocas, caso não tenha disponibilidade de levar O RISK pra uma jogatina na casa de amigos e por lá tenha o nosso veterano WAR encaro ele numa boa, mas é muito legal quando encontramos um game novo para substituir o basicão.


Abaixo + algumas fotos.




 A Oceania sendo atacada por um Hamsterzilla.

Blog Widget by LinkWithin

Sobre keymaker:
keymaker Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic Player desde 1995 e Boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan. Responsável pelo Blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

2 comentários:

  1. Essa aquisição é a boa para a DICE?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Mario, esse vai ver muita mesa por ai tbm.
    Neste domingo nós iríamos jogar as expansões do Catan que chegaram sábado, mas iniciamos a jogatina com RISK e não sobrou tempo pra + nada só deu ele até o fim da tarde.

    E não foi compra aleatória, eu já tinha pesquisado antes sobre os wargames nacionais e o RISK é cotado como sendo o melhor nacional.

    Então o presentinho veio a pedido.

    ResponderExcluir